O CONSU (Conselho Universitário) da Unicamp aprovou, na última terça-feira (28), a entrega do Título de Doutor Honoris Causa ao renomado grupo de rap Racionais Mc.
Na oportunidade, nomes conhecidos como Mano Brown, KL Jay, Edi Rock e Ice Blue, foram reconhecidos como nomes intelectualmente públicos, que dialogam com o pensamento popular brasileiro, com suas composições que alcançam, mesmo nos tempos atuais, diversos de novos ouvintes, que se identificam com a realidade brasileira evidenciada nas composições do grupo.
“O pedido tem vínculo com uma série de mudanças sociais importantes das quais a Unicamp faz parte desde meados dos anos 2010, e em particular 2017, quando neste Conselho Universitário foi aprovado um parecer favorável às ações afirmativas para estudantes pretos, pardos, indígenas e oriundos de escola pública”, afirmou Mário Medeiros, professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCH).
O Título de Doutor Honoris Causa é uma sensação já sentida por um dos integrantes. Mano Brown, em novembro, recebeu o mesmo título, na ocasião pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Mano Brown é ainda tido como uma das principais referências, principalmente para as comunidades negras e jovens.
Com quatro EPs lançados, Racionais caiu no gosto popular pela sua letra abordar questões do cotidiano negro, de oportunidades, muitas delas repletas de conotações políticas, manifestando toda a eloquência de diversas gerações que, ouvindo suas músicas, sentiram-se representados.
Quebrando costumes, configuram-se como os primeiros intelectuais negros, periféricos e músicos a receberam a honraria da UNICAMP, que entrega o Título de Doutor Honoris Causa desde 1971.
Oferecemos toda assistência que precisar. Envie uma mensagem para saber mais.