Notícias
Educação Especial
Até 2026, governo quer 2 milhões de alunos da educação especial inseridos em salas comuns

No último dia 21 de novembro, o Governo Federal anunciou, através do Ministério da Educação, investimentos na ordem de R$ 3 bilhões, na formação de educadores e, em até quatro anos, capacitar espaços em comum para acomodar mais de dois milhões de estudantes da educação especial.

 

 O PNEEPEI (Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva) é a política que norteia as ações de inclusão de crianças com deficiência dentro de ambientes sociais que outras interajam, a fim de aproximá-las da comunidade que estão inseridas, possibilitando o enriquecimento da convivência e diminuição de preconceitos.

 
O Plano prevê, dentre outras metas:
 

1.    Aumentar em 100% as Salas de Recursos Multifuncionais;

2.    27 Observatórios;
3.    6 editais de convocação de pesquisadores com deficiência;
4.    Foco em espaço, acesso, qualidade, produção de conhecimento, diminuição de evasões escolares.
 

Na oportunidade, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez falas incisivas contra a prática de homeschooling, dizendo que faz parte das obrigações do Estado prover educação para todos. No pronunciamento, enfatizou-se, também, futuros investimentos públicos na construção de mais estradas, pontes e viadutos, investimentos em mobilidade urbana e construção civil.