Notícias
Brasil quebra recordes e faz melhor Parapan de todos os tempos

O Brasil dominou os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, fechou a competição na liderança do quadro de medalhas e fez a melhor campanha de todos os tempos. Ao todo, foram 343 medalhas, com 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes, superando a campanha dos Jogos de Lima, quando acumulou 308 medalhas. Com a liderança no quadro, o Brasil segue, desde 2007, sendo abslouto nas últimas edições. Desde os jogos do Rio de Janeiro, a delegação brasileira termina em primeiro lugar geral.

 
O Brasil foi ao pódio em todas as 17 modalidades dos Jogos Parapan-Americanos de Santigo e só não conquistou ao menos um ouro em três esportes: basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas. O motor da delegação verde-amarela foi a natação, que bateu o recorde de títulos com 67 medalhas douradas.  Ao todo, foram 105 recordes Parapan-Americanos quebrados, além 14 das Américas e dois recordes mundiais. Foram dez dias em solo chileno. As competições se iniciaram em 16 de novembro, um dia antes da cerimônia de abertura, e terminaram neste domingo (26), com o encerramento oficial do evento, marcado para às 20h30 (de Brasília), na Vila Parapan-Americana, em uma cerimônia restrita aos atletas e oficiais técnicos.
 
A delegação brasileira agora se prepara para os Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris. Em Santiago-2023, o Brasil conquistou mais 11 vagas paralímpica. Nos Jogos de Tóquio, o Brasil teve sua melhor campanha em uma edição dos Jogos. Foram 72 medalhas de ouro, terminando na sétima posição no quadro geral de medalhas.